Dados apontam que várias questões desafiam a escola de Ensino Regular na relação entre currículo e a escolarização de alunos com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento. Uma delas é o sentimento de não se saber o que ensinar aos alunos. Isso vem se configurando como uma preocupação recorrente nos discursos de muitos professores que, muitas vezes, não se sentem capazes de mediar a aprendizagem de estudantes que fogem ao padrão historicamente valorado pela escola. As reflexões de Meirieu (2002, 2005), apontam várias contribuições para fundamentarmos os processos de inclusão escolar de estudantes com deficiência e com transtornos globais do desenvolvimento nas escolas regulares, pois, ao entender o currículo como uma produção cultural viva e sempre em constituição e, ainda, ao explicitar que o conhecimento tem estreita relação com a promoção do vínculo entre as pessoas e a sociedade, isso faz-nos pensar nos motivos políticos, ideológicos e teóricos, que subsidiam a luta pelo direito à educação para esses alunos nas escolas de Ensino Regular.

Ano: 2022 Banca: MS CONCURSOS Órgão: Prefeitura de Uberlândia - MG Prova: MS CONCURSOS - 2022 - Prefeitura de Uberlândia - MG - Profissional de Apoio Escolar - Edital nº 002


Pedagogia Temas Educacionais Pedagógicos , Inclusão e Exclusão - diversidade, desigualdade e diferença


Para Meirieu, a escola cumpre a sua função social quando:


A. Reconhece todos os alunos como sujeitos educáveis. 


B. Limita a sua clientela.


C. Os currículos forem praticados de forma que todos se beneficiem dos saberes que se pretende ensinar, porém, com reservas.


D. As questões que não compactuam com os movimentos políticos, éticos e teóricos, subsidiam os processos de inclusão escolar.


GABARITO: A

 




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