Procure por Questões em nosso Acervo

Mostrando postagens de maio, 2020Mostrar tudo
São elementos da “Ação” no Direito Processual Civil:
Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil.
Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil.
Julgue o item a seguir, a respeito das ações no processo civil.
Escolha a alternativa que não encontra guarida na nova legislação processual em vigor:
A teoria ternária classifica a tutela jurisdicional em condenatória, constitutiva e declaratória. Cada uma dessas tem relação de proximidade com institutos de caducidade. Assim, é possível associar como regra as tutelas condenatórias, constitutivas e declaratórias, respectivamente, com a
São elementos da ação:
Ao longo do tempo, várias teorias surgiram a respeito da natureza jurídica da ação e da sua relação de dependência com o direito de ação.
Pode-se afirmar que são condições da ação pelo Código de Processo Civil de 2015:
São elementos da ação:
A ação meramente declaratória
O direito de ação é deduzido a partir das noções de jurisdição e processo, e ocorre quando o Estado, substituindo o particular, resolve conflitos entre os sujeitos de direito, exercendo de fato a jurisdição. O resultado processual advindo desse direito de agir provocando o Estado-juiz dependerá de certas condições.
Sobre a jurisdição e a ação, assinale a alternativa correta, de acordo com o Código de Processo Civil:
Uma ação é idêntica à outra, de acordo com o Código de Processo Civil, quando
A ação é considerada um direito público, subjetivo e abstrato de provocar a jurisdição. Assim, todos têm o direito de ingressar em juízo, mas só aqueles que preenchem as condições da ação têm direito a uma decisão de mérito. Com relação aos elementos e às condições da ação, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
São condições genéricas para o regular exercício da ação:
A Lei n.º 13.105/2015 adotou, para explicar a natureza jurídica do direito de ação, conforme entendimento doutrinário, a teoria eclética, segundo a qual o direito de ação não se confunde com o direito material, inclusive existindo de forma autônoma e independente. A respeito do direito de ação, julgue o item que se segue.
Assinale o item que contém a resposta correta:
Sobre jurisdição, ação e as disposições constitucionais e legais acerca dos temas, analise as afirmativas abaixo.
As normas sobre jurisdição e ação são abordadas pelo Código de Processo Civil de 2015. Sobre o assunto, analise as afirmativas abaixo.
Acerca das normas fundamentais do processo civil, da jurisdição e do direito de ação, julgue os itens a seguir.
No que concerne à lei penal no tempo, tentativa, crimes omissivos, arrependimento posterior e crime impossível, julgue o item a seguir.
"O agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execução ou impede que o resultado se produza, só responde pelos atos já praticados". Tal hipótese refere-se:
Associe corretamente os blocos abaixo, Nos termos da legislação penal vigente há:
Complete corretamente as frases abaixo assinalando a alternativa correta.
Assinale com V (verdadeiro) ou com F (falso) os enunciados abaixo.
Conforme a redação do Código Penal
Considere as afirmações abaixo a respeito do crime tentado e do crime impossível.
 Toda ação criminosa, advinda de conduta dolosa, é antecedida por uma ideação e resolução criminosa. O sujeito percorre um caminho que vai da concepção da ideia até a consumação. A esse caminho dá-se o nome de iter criminis, o qual é composto por fase interna (cogitação) e fases externas ao agente (atos preparatórios, executórios e consumação). Diversas situações podem ocorrer durante o desenvolvimento das ações dirigidas ao fim do crime. Assinale a alternativa que expressa de forma correta uma dessas situações, seja na fase interna ou externa.
Considerando que crime é fato típico, ilícito e culpável, julgue o item a seguir.
Analise as proposições a seguir.
Quando, por ineficácia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, é impraticável consumar-se o crime, configura-se o instituto
À luz do que dispõe o Ordenamento Penal brasileiro
“Quando a ação dirigida à realização de um tipo penal não pode, por razões objetivo-reais ou jurídicas, alcançar a consumação, quer devido à inidoneidade do meio, quer devido à impropriedade do objeto”.
À luz das disposições do Código Penal acerca do erro, julgue os itens a seguir.
No que concerne ao crime impossível, à tentativa, à desistência voluntária, aos arrependimentos eficaz e posterior e à teoria do tipo, assinale a opção correta.
O crime impossível ocorre quando
Na confraternização de final de ano de um tribunal de justiça, Ulisses, servidor do órgão, e o desembargador ganharam um relógio da mesma marca — em embalagens idênticas —, mas de valores diferentes, sendo consideravelmente mais caro o do desembargador. Ao ir embora, Ulisses levou consigo, por engano, o presente do desembargador, o qual, ao notar o sumiço do relógio e acreditando ter sido vítima de crime, acionou a polícia civil. Testemunhas afirmaram ter visto Ulisses com a referida caixa. No dia seguinte, o servidor tomou conhecimento dos fatos e dirigiu-se espontaneamente à autoridade policial, afirmando que o relógio estava na casa de sua namorada, onde fora apreendido.
Um dicionário de citações mostrava o seguinte pensamento de Napoleão Bonaparte: “Religião é um excelente meio de manter as pessoas comuns calmas”.
Leia o texto a seguir:
Leia o texto a seguir:
Leia o texto a seguir e responda:
A concordância, a ortografia e a acentuação estão plenamente corretas na frase que se encontra em:
Leia o texto da imagem a seguir:
Veja a imagem e responda:
Ambas as palavras destacadas estão empregadas em conformidade com a norma-padrão da língua em:
Observando a grafia das palavras destacadas nas frases abaixo, assinale a alternativa em que, pelo menos em uma das palavras, foi violada a convenção ortográfica vigente.